segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Preocupações Básicas



Mesmonão existindo regras rígidas na hora de decorar, quando se entra num espaço jáconstruído, são muitos os indícios que sugerem como será sua ambientação.Acompanhar o raciocínio do autor do projeto, por sinal, facilita bastante adistribuição dos móveis. Por exemplo, as tomadas mostram onde ficarão as mesaslaterais e, entre elas, o sofá, no estar, ou a cama, no quarto. O mesmo valepara os pontos de TV – bom lugar para estantes – e os pontos de luz – na salade jantar, olhe para o teto e logo descobrirá a localização ideal para a mesa.
Para acertar na localização da mesa na sala de jantar um truque certeiro é se basear no ponto de luz no teto. Ele indica o lugar do lustre, o qual deverá estar sempre centralizado com o tampo do móvel.
 Com esse conhecimento prévio, faça uma lista de tudo o que você pretende ter noambiente e avalie se o espaço físico realmente comporta aquela quantidade depeças. Não esqueça que pessoas circularão por ali e sem áreas livres não háconforto. Em outras palavras, se o cômodo foi projetado para 6 pessoas, nemtente adequá-lo para 12, paredes não são elásticas. 


Avaliar o estilo de vida dos moradores é o primeiro passo para conquistar uma distribuição de móveis ideal. Neste caso, o proprietário recebe muito pouco, por outro lado ele trabalha em casa. A questão foi equacionada transformando a esquecida sala de jantar num espaçoso escritório.
O risco de erro diminui se for eleito um foco ecom base nele setorizar a ambientação. Na área social, o mais usual é começarpelo sofá, mas nada impede de ser a mesa de jantar ou até um piano, se paravocê são eles os elementos principais. A dica é centralizar a peça maisimportante de acordo com o eixo central de uma parede ou do ambiente e, apartir daí, distribuir o restante do mobiliário. 
Nem sempre são os móveis que determinam a distribuição das peças. Aqui, a decoração partiu dos retratos dos bisavós do dono da casa. O sofá escolhido permitiu que os quadros ganhassem lugar de honra na sala. Com o estofado no lugar, os demais elementos foram ocupando os seus espaços.
Dentro da arquitetura universal, as medidasfornecidas a seguir foram eleitas como padrão para a moradia atual. Mesmoassim, vale o lembrete: nem sempre o imóvel permite segui-las a risca e aí omelhor a fazer é tentar chegar o mais próximo delas. E por falar em metragem,ao escolher os móveis na loja, leve a trena e meça as peças. Algumas vezes asmedidas anunciadas não são exatamente as reais e quando o assunto édistribuição, até os milímetros devem ser levados em conta. 

• Mesas de centrodistantes 60 cm dos estofados são ideais para se alcançar sentado o que há sobreo tampo e também para circular em torno delas. Se tiver que reduzir esseespaço, deixe no máximo 45 cm de distância, menos que isso não haverá espaçopara as pernas das pessoas.
O ideal é sempre manter liberada de móveis a parede onde fica a janela. Mas quando isso não é possível, siga o exemplo desta sala: afastados cerca de 10 cm da alvenaria, o sofá e a mesa lateral não comprometem o caimento da cortina e permitem abrir e limpar a janela com certa facilidade.
• A área livre mais adequada em torno de uma mesade jantar é entre 80 e 90 cm. Isso significa poder afastar livremente ascadeiras sem que elas encostem-se à parede ou no aparador. Outro dado a serlembrado: cada lugar ocupa em média 70 cm.
Na Foto Acima: Repare na distância das cadeiras emrelação ao aparador e as paredes. Foi deixado mais de 90 cm livres em torno damesa, garantindo conforto na hora de sentar e também de levantar.
• Em sofás e poltronas organizados em L, não deixeque os braços dos estofados se toquem. Mantenha uma abertura de 10 a 20 cmentre eles, assim as pernas dos que estiverem sentados não se tocarão.

Na FotoAcima: Mesmo emsalas de dimensões generosas, a distribuição em L dos estofados permite umamelhor movimentação pelo espaço. Imagine se na frente deste sofá, houvesse umoutro: com certeza o fluxo para a sala de jantar ficaria prejudicado.
Na Foto acima: A distanciade 20 cm entre o sofá e a poltrona garante que as pernas das pessoas que estãosentadas nesta sala não se toquem. Além disso, fica mais fácil acessar oterraço.
• Quanto às circulações, a metragem varia deacordo com sua importância e uso. Quer dizer, uma entrada principal torna-seagradável com um fluxo livre de 1,40 m o qual pode ir estreitando à medida quese aproxima dos móveis, mantendo-se ai em torno de 60 cm entre as peças.


Quartos espaçosos permitem criar cantinhos agradáveis. Mas não abuse do número de peças. Veja como neste dormitório a circulação foi preservada. De que adianta relaxar lendo ao calor da lareira se para chegar até a cama corre-se o risco de trombar nos móveis pelo caminho?

• Também a largura das passagens entre osambientes é variável. Portas que levam a espaços de menor movimentação (lavabo,despensa, banheiro de serviço), podem ter 60 cm e as dos quartos, 80 cm. Já naentrada social, a ideal gira em torno de 90 cm a 1 m. Essas também são aslarguras mais indicadas para as portas de cozinha, pois não só permitem passarcom folga os eletrodomésticos, como oferecem conforto no transporte debandejas.
• Para bem acomodar os moradores e seus convidadosexiste uma conta básica: multiplique por 2 o número de pessoas residentes eobtenha a quantidade de assentos necessários tanto na sala de estar, quanto dejantar. È importante que esses dois ambientes comportem a mesma quantidade depessoas, isso gera equilíbrio na decoração.
• No quarto, a cama deve estar afastada 70 cm dearmários com portas de abrir e 60 cm de móveis com portas de correr. Asdistâncias permitem uma boa circulação e o uso de criados-mudos de até 35 cm delargura.

FotoAcima: Para fazer render as áreas livres deste quarto, este é um bom exemplo delayout: a cama embutida na alvenaria permitiu que um banco fosse usado semcomprometer a passagem.


Fonte: Casa Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário