segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como fazer a distribuição dos Móveis

Meça-se da cabeça aos pés. São nossas dimensões que devem determinar todas as medidas da casa, do tamanho dos móveis, às áreas de passagem e circulação. Nessa quase ciência exata de preencher os espaços é preciso ainda avaliar quais são os trajetos que mais fazemos no dia-a-dia pelos ambientes, pois esses são caminhos que necessariamente precisam ficar livres. Saber a função do local também está entre as primeiras providências, assim como refletir sobre nosso estilo de vida. Isto porque há pessoas que recebem o ano todo e há outras que reúnem os amigos só em ocasiões especiais, como Natal e aniversário. Os dois perfis pedem conforto, mais com configurações bem diferentes.

Pense nisso e não se prenda a padrões. Saiba que a casa mudou muito ao longo do tempo. Durante anos, as refeições foram feitas na cozinha, até que alguém achou que ficaria mais agradável comer num espaço concebido só para isso. Desde então a sala de jantar virou gênero de primeira necessidade. Mas questione-se: será que manter um ambiente como esse, abrindo mão de uma parte do estar - muito mais usado – vale a pena? Talvez se livrar da mesa e apostar apenas num aparador para apoiar a louça e os alimentos seja bem melhor para receber seus eventuais convidados, que poderão ficar à vontade sentados nos sofás e poltronas. E se você for daqueles que passa horas na frente de um computador, não tenha medo em transformar aquele ambiente que existe apenas por questões culturais em um aconchegante canto de trabalho, mesmo que este passe a fazer parte da área social da casa. A questão primordial aqui é ter ambientes que atendam os moradores. A casa é sua, exerça a liberdade de criar áreas de bem-estar. 
Dicas:
Para maior conforto na hora do preparo dos alimentos, esta distância entre a pia e a mesa de refeições é excelente. Mas lembre-se: tal metragem é apenas uma orientação, que deve ser adaptada à necessidade de uso de cada um e ao tipo de arquitetura.



Para ter certeza de que os sofás e a mesa de centro respeitarão as áreas livres, antes de comprar os móveis, tire suas medidas e simule o lugar de cada um deles com fita crepe no piso. Assim você poderá observar melhor o espaço necessário para a circulação e a exata distância entre eles.



Além de observar essas medidas indicadas como ideais para salas de jantar, considere o seguinte: nem sempre o número de lugares previstos à mesa é mesmo o mais confortável. Por exemplo, uma família que costuma servir as refeições usando todo o jogo de pratos, travessas e copos pede um móvel mais espaçoso. Nesse caso, o modelo de seis lugares, acomodará melhor apenas quatro pessoas.



Respeitar essas medidas significa que você poderá abrir livremente as portas dos armários, sem que elas toquem na cama, bem como contar com mesa lateral de cerca de 35 cm de largura, um bom tamanho para acomodar o abajur e o despertador.


Fonte: Casa Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário