segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Formas de Distribuir os Móveis.

Indo ao encontro do desejo da maioria, as plantas das áreas sociais dos imóveis se apresentam de forma que o ambiente possa abrigar uma sala de estar, outra de jantar, um canto de leitura e um espaço para assistir TV. Pode parecer estanque demais, no entanto, dentro desse layout é possível criar diferentes ambientações para diversas configurações de arquitetura. A seguir, alguns exemplos para você se inspirar.

• Sempre que possível crie um hall de entrada, esses espaços funcionam como áreas de boas-vindas e resguardam a vista do estar. Na parede principal – a voltada para a porta – centralize uma cômoda bonita e, sobre ela, um abajur delicado. Aqui você também poderá deixar seus objetos do dia-a-dia: chaves, pasta, bolsa e o celular carregando. Um tapete finaliza a ambientação e sinaliza a passagem para o espaço seguinte.


• Centralize na maior parede da sala o sofá e coloque um outro idêntico à sua frente, mas evite encostá-los na alvenaria. Se não, toda vez que você colocar o braço sobre o encosto sentirá a sensação desagradável de uma superfície fria. Além disso, estofados rentes demais na parede comprometem as proporções visuais do ambiente. Distribua as mesinhas laterais e não esqueça dos abajures, os quais serão úteis na hora da leitura. Em livings pequenos, uma luminária de pé poderá substituir uma das mesas de apoio. Complete a proposta com uma mesa de centro e uma poltrona instalada numa das laterais. O conforto cresce quando o conjunto fica próximo de uma janela. E aqui vai mais um alerta: evite impedir com móveis o acesso às janelas. Elas precisam estar minimamente livres para serem abertas e também para facilitar a limpeza.




• Outro layout agradável é ter na sala apenas um sofá e completar os estofados com poltronas. Esta é uma tendência forte, uma vez que assentos individuais dão mais liberdade às pessoas, que também se sentem mais seguras ao levantar, pois se apóiam nos dois braços da cadeira.

• Sofás com chaise acoplada portam-se melhor em espaços descontraídos, pois sugerem relaxar enquanto se assiste a programação da TV. No entanto, hoje é comum agregar ao estar também a função de home theater e, em tais casos, esse tipo de móvel faz sentido. O cuidado aqui é quanto às poltronas: opte pelas de encosto baixo para não atrapalhar a visão de quem está no sofá.




• Prefira localizar a sala de jantar próxima à cozinha, isso facilita que a comida chegue quente à mesa e corre-se menos risco em circular com louças e bandejas. Além da mesa, outro móvel que não deve faltar é o aparador, útil tanto nas refeições diárias quanto nas ocasiões especiais. Além disso, a peça pode ainda dar apoio ao bar e fica charmosa iluminada por um abajur.

• Mas se você não é adepto de fazer refeições em casa, mas curte receber os amigos em encontros informais, talvez uma boa solução seja eliminar a sala de jantar e com isso ganhar um estar a mais. Os ambientes poderão ser unidos por uma banqueta que permite sentar voltado para os dois lados. Por sinal, esse móvel é um grande aliado na funcionalidade dos espaços: pode servir de apoio para as bandejas dos copos e dos potes de pipoca e, se tiver rodízios, circular para mais perto dos demais estofados e para um ângulo de onde se possa ver melhor a tela da TV.




• Nos quartos, a distribuição geralmente é ditada pelo par de tomadas na parede, que determina o lugar dos criados-mudos e, entre eles, a cama. Alterar esse layout muitas vezes compromete a abertura das portas de entrada e do banheiro, bem como da janela. No entanto, por ser um lugar bastante intimista, permita-se realizar velhos sonhos. Por exemplo, se o que você sempre quis foi ter uma cama enorme, tudo bem estreitar um pouco a área de circulação. Só não exagere, lembre-se que os lençóis precisam ser arrumados todos os dias e com pouco espaço livre isso fica bem complicado.



• Ter a cama sob a janela sempre pode render ganho na circulação. No entanto, certifique-se de que nesta posição ela não prejudicará o acesso aos armários, nem impedirá de ter a TV no ponto previsto pela fiação.

• Em quartos de solteiro de pouca área, uma saída para ter espaço para um canto de estudo é encostar uma das laterais da cama na parede. Saiba, porém, que arrumar as roupas de cama ficará mais difícil, mas, pelo canto conquistado, valerá a pena o sacrifício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário