sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como Acertar na Mistura

Quando se opta pela mescla de estilos, o ideal é ter uma base neutra, com linhas retas e disposição simétrica. A partir daí, escolha apenas alguns itens para mesclar com a decoração, que deve ter o predomínio de móveis contemporâneos. Pode ser uma mesa de centro ou duas poltronas. Para diminuir a chance de erro, num espaço contemporâneo, o ideal é inserir de 10 a 20% de peças clássicas, étnicas ou retrô.


A proposta clássica deste ambiente reflete o estilo dos anos 1940. Apesar de contemporâneas, as peças são fieis ao design discreto que tanto caracteriza a década da elegância.

Um exemplo: dois sofás idênticos de desenho neutro compõem um conjunto interessante com um par de poltronas francesas douradas ou com poltronas de pés palito, típicas dos anos 1960. Lembre-se de que essas peças de época passarão a ser o ponto focal do ambiente, por isso merecem tratamento diferenciado, como um tecido mais sofisticado. Por sinal, nada impede de se ter uma certa ousadia aos revestir os estofados.

Que tal vestir os sofás modernos com um tecido rústico e as poltronas antigas, com seda adamascada? O contrário também gera um contraste bonito.


Já em relação aos objetos de estilos diferentes, a mistura pode ser bem maior, pois são itens fáceis de mudar de lugar e criar novas composições. E, se o visual cansar, é só guardá-los por um tempo no armário. Contar com esse mix na decoração traz flexibilidade ao projeto, algo muito apreciado nos dias de hoje.



Influência do Design Atual:

Referências do passado preenchem cada vez mais o imaginário dos designers da atualidade.

É fácil perceber nas criações de grandes nomes nacionais e internacionais a inspiração vinda do mobiliário dos anos 1940, 50 e 60, com pitadas, ainda, do estilo clássico. O francês Philippe Starck é um deles, como mostra sua cadeira Louis Ghost, que brinca com os móveis Luís XV. A peça foi feita em plástico colorido nas versões transparente e fosca e até com aplicações de imagens.

Já o inglês Tom Dixon revisitou a bergère do passado vestindo o estofado com moderníssimas estampas psicodélicas. O humor também exerce influência nos novos criadores. Um bom exemplo é a Poltrona Banqueta criada em 2002, em que os brasileiros Fernando e Humberto Campana usaram apenas bichinhos de pelúcia costurados uns aos outros.


Outra vertente do design atual é a inspiração nas formas orgânicas e marinhas. O resultado são peças que lembram conchas, geralmente poltronas confortáveis, muitas vezes feitas como se fossem um monobloco de espuma que abraça o usuário. De traços limpos e sinuosos, são móveis que aliam forma, função, estética, qualidade, praticidade e acessibilidade. Aqui também há um certo resgate do passado, pois esses estofados lembram muito a famosa poltrona do papai, com suas asas e encostos generosos, que protegiam quem nelas sentasse. Tais criações são ainda reflexo do movimento cocooning, um estilo de vida adotado por americanos e europeus no final dos anos 1980 que pregava a volta ao lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário