segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Formas de Distribuir os Móveis.

Indo ao encontro do desejo da maioria, as plantas das áreas sociais dos imóveis se apresentam de forma que o ambiente possa abrigar uma sala de estar, outra de jantar, um canto de leitura e um espaço para assistir TV. Pode parecer estanque demais, no entanto, dentro desse layout é possível criar diferentes ambientações para diversas configurações de arquitetura. A seguir, alguns exemplos para você se inspirar.

• Sempre que possível crie um hall de entrada, esses espaços funcionam como áreas de boas-vindas e resguardam a vista do estar. Na parede principal – a voltada para a porta – centralize uma cômoda bonita e, sobre ela, um abajur delicado. Aqui você também poderá deixar seus objetos do dia-a-dia: chaves, pasta, bolsa e o celular carregando. Um tapete finaliza a ambientação e sinaliza a passagem para o espaço seguinte.


• Centralize na maior parede da sala o sofá e coloque um outro idêntico à sua frente, mas evite encostá-los na alvenaria. Se não, toda vez que você colocar o braço sobre o encosto sentirá a sensação desagradável de uma superfície fria. Além disso, estofados rentes demais na parede comprometem as proporções visuais do ambiente. Distribua as mesinhas laterais e não esqueça dos abajures, os quais serão úteis na hora da leitura. Em livings pequenos, uma luminária de pé poderá substituir uma das mesas de apoio. Complete a proposta com uma mesa de centro e uma poltrona instalada numa das laterais. O conforto cresce quando o conjunto fica próximo de uma janela. E aqui vai mais um alerta: evite impedir com móveis o acesso às janelas. Elas precisam estar minimamente livres para serem abertas e também para facilitar a limpeza.




• Outro layout agradável é ter na sala apenas um sofá e completar os estofados com poltronas. Esta é uma tendência forte, uma vez que assentos individuais dão mais liberdade às pessoas, que também se sentem mais seguras ao levantar, pois se apóiam nos dois braços da cadeira.

• Sofás com chaise acoplada portam-se melhor em espaços descontraídos, pois sugerem relaxar enquanto se assiste a programação da TV. No entanto, hoje é comum agregar ao estar também a função de home theater e, em tais casos, esse tipo de móvel faz sentido. O cuidado aqui é quanto às poltronas: opte pelas de encosto baixo para não atrapalhar a visão de quem está no sofá.




• Prefira localizar a sala de jantar próxima à cozinha, isso facilita que a comida chegue quente à mesa e corre-se menos risco em circular com louças e bandejas. Além da mesa, outro móvel que não deve faltar é o aparador, útil tanto nas refeições diárias quanto nas ocasiões especiais. Além disso, a peça pode ainda dar apoio ao bar e fica charmosa iluminada por um abajur.

• Mas se você não é adepto de fazer refeições em casa, mas curte receber os amigos em encontros informais, talvez uma boa solução seja eliminar a sala de jantar e com isso ganhar um estar a mais. Os ambientes poderão ser unidos por uma banqueta que permite sentar voltado para os dois lados. Por sinal, esse móvel é um grande aliado na funcionalidade dos espaços: pode servir de apoio para as bandejas dos copos e dos potes de pipoca e, se tiver rodízios, circular para mais perto dos demais estofados e para um ângulo de onde se possa ver melhor a tela da TV.




• Nos quartos, a distribuição geralmente é ditada pelo par de tomadas na parede, que determina o lugar dos criados-mudos e, entre eles, a cama. Alterar esse layout muitas vezes compromete a abertura das portas de entrada e do banheiro, bem como da janela. No entanto, por ser um lugar bastante intimista, permita-se realizar velhos sonhos. Por exemplo, se o que você sempre quis foi ter uma cama enorme, tudo bem estreitar um pouco a área de circulação. Só não exagere, lembre-se que os lençóis precisam ser arrumados todos os dias e com pouco espaço livre isso fica bem complicado.



• Ter a cama sob a janela sempre pode render ganho na circulação. No entanto, certifique-se de que nesta posição ela não prejudicará o acesso aos armários, nem impedirá de ter a TV no ponto previsto pela fiação.

• Em quartos de solteiro de pouca área, uma saída para ter espaço para um canto de estudo é encostar uma das laterais da cama na parede. Saiba, porém, que arrumar as roupas de cama ficará mais difícil, mas, pelo canto conquistado, valerá a pena o sacrifício.



Preocupações Básicas



Mesmonão existindo regras rígidas na hora de decorar, quando se entra num espaço jáconstruído, são muitos os indícios que sugerem como será sua ambientação.Acompanhar o raciocínio do autor do projeto, por sinal, facilita bastante adistribuição dos móveis. Por exemplo, as tomadas mostram onde ficarão as mesaslaterais e, entre elas, o sofá, no estar, ou a cama, no quarto. O mesmo valepara os pontos de TV – bom lugar para estantes – e os pontos de luz – na salade jantar, olhe para o teto e logo descobrirá a localização ideal para a mesa.
Para acertar na localização da mesa na sala de jantar um truque certeiro é se basear no ponto de luz no teto. Ele indica o lugar do lustre, o qual deverá estar sempre centralizado com o tampo do móvel.
 Com esse conhecimento prévio, faça uma lista de tudo o que você pretende ter noambiente e avalie se o espaço físico realmente comporta aquela quantidade depeças. Não esqueça que pessoas circularão por ali e sem áreas livres não háconforto. Em outras palavras, se o cômodo foi projetado para 6 pessoas, nemtente adequá-lo para 12, paredes não são elásticas. 


Avaliar o estilo de vida dos moradores é o primeiro passo para conquistar uma distribuição de móveis ideal. Neste caso, o proprietário recebe muito pouco, por outro lado ele trabalha em casa. A questão foi equacionada transformando a esquecida sala de jantar num espaçoso escritório.
O risco de erro diminui se for eleito um foco ecom base nele setorizar a ambientação. Na área social, o mais usual é começarpelo sofá, mas nada impede de ser a mesa de jantar ou até um piano, se paravocê são eles os elementos principais. A dica é centralizar a peça maisimportante de acordo com o eixo central de uma parede ou do ambiente e, apartir daí, distribuir o restante do mobiliário. 
Nem sempre são os móveis que determinam a distribuição das peças. Aqui, a decoração partiu dos retratos dos bisavós do dono da casa. O sofá escolhido permitiu que os quadros ganhassem lugar de honra na sala. Com o estofado no lugar, os demais elementos foram ocupando os seus espaços.
Dentro da arquitetura universal, as medidasfornecidas a seguir foram eleitas como padrão para a moradia atual. Mesmoassim, vale o lembrete: nem sempre o imóvel permite segui-las a risca e aí omelhor a fazer é tentar chegar o mais próximo delas. E por falar em metragem,ao escolher os móveis na loja, leve a trena e meça as peças. Algumas vezes asmedidas anunciadas não são exatamente as reais e quando o assunto édistribuição, até os milímetros devem ser levados em conta. 

• Mesas de centrodistantes 60 cm dos estofados são ideais para se alcançar sentado o que há sobreo tampo e também para circular em torno delas. Se tiver que reduzir esseespaço, deixe no máximo 45 cm de distância, menos que isso não haverá espaçopara as pernas das pessoas.
O ideal é sempre manter liberada de móveis a parede onde fica a janela. Mas quando isso não é possível, siga o exemplo desta sala: afastados cerca de 10 cm da alvenaria, o sofá e a mesa lateral não comprometem o caimento da cortina e permitem abrir e limpar a janela com certa facilidade.
• A área livre mais adequada em torno de uma mesade jantar é entre 80 e 90 cm. Isso significa poder afastar livremente ascadeiras sem que elas encostem-se à parede ou no aparador. Outro dado a serlembrado: cada lugar ocupa em média 70 cm.
Na Foto Acima: Repare na distância das cadeiras emrelação ao aparador e as paredes. Foi deixado mais de 90 cm livres em torno damesa, garantindo conforto na hora de sentar e também de levantar.
• Em sofás e poltronas organizados em L, não deixeque os braços dos estofados se toquem. Mantenha uma abertura de 10 a 20 cmentre eles, assim as pernas dos que estiverem sentados não se tocarão.

Na FotoAcima: Mesmo emsalas de dimensões generosas, a distribuição em L dos estofados permite umamelhor movimentação pelo espaço. Imagine se na frente deste sofá, houvesse umoutro: com certeza o fluxo para a sala de jantar ficaria prejudicado.
Na Foto acima: A distanciade 20 cm entre o sofá e a poltrona garante que as pernas das pessoas que estãosentadas nesta sala não se toquem. Além disso, fica mais fácil acessar oterraço.
• Quanto às circulações, a metragem varia deacordo com sua importância e uso. Quer dizer, uma entrada principal torna-seagradável com um fluxo livre de 1,40 m o qual pode ir estreitando à medida quese aproxima dos móveis, mantendo-se ai em torno de 60 cm entre as peças.


Quartos espaçosos permitem criar cantinhos agradáveis. Mas não abuse do número de peças. Veja como neste dormitório a circulação foi preservada. De que adianta relaxar lendo ao calor da lareira se para chegar até a cama corre-se o risco de trombar nos móveis pelo caminho?

• Também a largura das passagens entre osambientes é variável. Portas que levam a espaços de menor movimentação (lavabo,despensa, banheiro de serviço), podem ter 60 cm e as dos quartos, 80 cm. Já naentrada social, a ideal gira em torno de 90 cm a 1 m. Essas também são aslarguras mais indicadas para as portas de cozinha, pois não só permitem passarcom folga os eletrodomésticos, como oferecem conforto no transporte debandejas.
• Para bem acomodar os moradores e seus convidadosexiste uma conta básica: multiplique por 2 o número de pessoas residentes eobtenha a quantidade de assentos necessários tanto na sala de estar, quanto dejantar. È importante que esses dois ambientes comportem a mesma quantidade depessoas, isso gera equilíbrio na decoração.
• No quarto, a cama deve estar afastada 70 cm dearmários com portas de abrir e 60 cm de móveis com portas de correr. Asdistâncias permitem uma boa circulação e o uso de criados-mudos de até 35 cm delargura.

FotoAcima: Para fazer render as áreas livres deste quarto, este é um bom exemplo delayout: a cama embutida na alvenaria permitiu que um banco fosse usado semcomprometer a passagem.


Fonte: Casa Claudia

Como fazer a distribuição dos Móveis

Meça-se da cabeça aos pés. São nossas dimensões que devem determinar todas as medidas da casa, do tamanho dos móveis, às áreas de passagem e circulação. Nessa quase ciência exata de preencher os espaços é preciso ainda avaliar quais são os trajetos que mais fazemos no dia-a-dia pelos ambientes, pois esses são caminhos que necessariamente precisam ficar livres. Saber a função do local também está entre as primeiras providências, assim como refletir sobre nosso estilo de vida. Isto porque há pessoas que recebem o ano todo e há outras que reúnem os amigos só em ocasiões especiais, como Natal e aniversário. Os dois perfis pedem conforto, mais com configurações bem diferentes.

Pense nisso e não se prenda a padrões. Saiba que a casa mudou muito ao longo do tempo. Durante anos, as refeições foram feitas na cozinha, até que alguém achou que ficaria mais agradável comer num espaço concebido só para isso. Desde então a sala de jantar virou gênero de primeira necessidade. Mas questione-se: será que manter um ambiente como esse, abrindo mão de uma parte do estar - muito mais usado – vale a pena? Talvez se livrar da mesa e apostar apenas num aparador para apoiar a louça e os alimentos seja bem melhor para receber seus eventuais convidados, que poderão ficar à vontade sentados nos sofás e poltronas. E se você for daqueles que passa horas na frente de um computador, não tenha medo em transformar aquele ambiente que existe apenas por questões culturais em um aconchegante canto de trabalho, mesmo que este passe a fazer parte da área social da casa. A questão primordial aqui é ter ambientes que atendam os moradores. A casa é sua, exerça a liberdade de criar áreas de bem-estar. 
Dicas:
Para maior conforto na hora do preparo dos alimentos, esta distância entre a pia e a mesa de refeições é excelente. Mas lembre-se: tal metragem é apenas uma orientação, que deve ser adaptada à necessidade de uso de cada um e ao tipo de arquitetura.



Para ter certeza de que os sofás e a mesa de centro respeitarão as áreas livres, antes de comprar os móveis, tire suas medidas e simule o lugar de cada um deles com fita crepe no piso. Assim você poderá observar melhor o espaço necessário para a circulação e a exata distância entre eles.



Além de observar essas medidas indicadas como ideais para salas de jantar, considere o seguinte: nem sempre o número de lugares previstos à mesa é mesmo o mais confortável. Por exemplo, uma família que costuma servir as refeições usando todo o jogo de pratos, travessas e copos pede um móvel mais espaçoso. Nesse caso, o modelo de seis lugares, acomodará melhor apenas quatro pessoas.



Respeitar essas medidas significa que você poderá abrir livremente as portas dos armários, sem que elas toquem na cama, bem como contar com mesa lateral de cerca de 35 cm de largura, um bom tamanho para acomodar o abajur e o despertador.


Fonte: Casa Claudia.