sexta-feira, 9 de abril de 2010

A base da Decoração

Para que móveis, objetos e acessórios ganhem destaque, eles precisam estar acompanhados de elementos que contribuam para a harmonia do ambiente sem roubar a cena nem comprometer o resultado.

Elementos que compões esta Base:

Piso: pela grande quantidade de opções oferecidas, tanto em relação à necessidade, quanto ao valor que se quer investir, esse é um artigo que precisa ser muito bem estudado. Para começar, saiba que cada um tem suas próprias exigências quanto a altura do contra piso. Portanto, se houver composição de revestimentos, é preciso que tudo fique nivelado, o que exige um bom projeto e mão-de-obra qualificada. Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.

Estilo Classico:
Fonte: Casa Claudia

Teto: hoje se trabalha muito com forros falsos, feitos de gesso ou de madeira. Tal recurso permite disfarçar as tubulações de elétrica e de hidráulica, bem como esconder vigas aparentes, dutos do ar-condicionado, caixas de som e até ralos do pavimento superior. Eles também ajudam a distribuir melhor os spots embutidos ou criar rasgos discretos, pelos quais vaza a luz. Lembre-se de que a iluminação tem o poder de celebrar todos os detalhes da decoração, na medida que possibilita criar varias cenas por meio de focos diretos e indiretos, valorizando cores, contribuindo com o aconchego e dando destaque a tudo o que se quer. Para enobrecer esses forros, bons recursos são a aplicação de relevos ou de molduras.
Portas: elementos de passagem, de transição entre áreas e de recepção, as portas pedem atenção especial. Além disso, elas também ajudam na vedação do som e garantem o controle do frio e do calor no ambiente. A tendência atual são os modelos altos, com guarnições que vão ao encontro do forro, imprimindo elegância ao espaço. Estas portas devem ser definidas na fase do planejamento da obra, pois tal intervenção no local fica inviável quando se tem viga sobre elas ou quando as aberturas já existem. Nesses casos, para incrementar as portas já existentes pode-se optar por uma boa pintura, por apliques sobre a folha de revestimento ou usar guarnições mais elaboradas. São pequenos detalhes que produzem grandes efeitos na decoração.

Estilo Moderno:
Fonte: Casa Claudia

Parede: cor, texturas, pequenas aplicações e materiais de revestimento (papel, tecido, pedra, cerâmica...) estão entre as muitas maneiras de se trabalhar as superfícies verticais. Por sinal, nada é mais garantido para renovar o visual dos ambientes do que mudar a aparência de uma ou mais paredes. Experimente reforçar a mudança com uma iluminação voltada para ela, o resultado será ainda mais surpreendente. Aqui também vale lembrar que o acabamento da parede deve ser compatível com o prazo da obra e com o orçamento destinado a esta etapa.

Estilo Contemporâneo:
Fonte: Casa Claudia

PROFISSIONAIS DE ARQUTETURA

Contar com o apoio de um arquiteto na hora de construir ou reformar é indispensavel além de ser uma garantia de segurança e de controle das etapas da obra e no orçamento. Os profissionais são preparados para organizar espaços, estabelecendo relações estéticas e funcionais aos ambientes, tornando-os ideais e adequados ao uso a que se destinam. Ao contratar um arquiteto uma boa dica é checar sua bagagem de experiência, deve-se conhecer suas obras executadas e avaliar se há umaidentificação com o seu estilo de vida. É muito importante ter uma sintonia entre cliente e profissional pois se trata de um processo intenso de convivência, em que deve haver liberdade para que se possa esclarecer todas as dúvidas, expor necessidades, preferências e costumes. Afinal, depois de pronta, a casa deve ter a cara do dono e não de quem a projetou.
fonte: Casa Cor Rio

Contratado, o profissional tem como tarefa inicial montar o cronograma da obra. Nesse documento, são registradas todas as fases da empreitada, estabelecendo a data de término. Aqui também devem constar prazos e valores de investimentos e a ordem cronológica da aquisição de cada item (cimento, fiação, revestimentos, luminárias embutidas, etc...), para que tudo coincida com as etapas do trabalho. Muitas vezes, passa-se um bom tempo nessa função, onde a obra acontece apenas no papel. Mas, lembre-se, esse é um período importante, fundamental para sanar todas as dúvidas, estudar orçamentos e evitar surpresas desagradáveis quando as coisas já estiverem em andamento. Com esse planejamento, é possível estabelecer metas e cumprir rigorosamente os prazos.

Nas etapas de execução, tudo o que está relacionado com a infra-estrutura vem primeiro: elétrica, hidráulica, contrapisos, contramarcos de janelas, batentes, rodapés, gesso... Enfim, tudo o que compõe a base da arquitetura, que depois será vestida com os móveis.